O design do emblema adere ao conceito de apresentar a cultura do anfitri?o e de atribuir ênfase ao atleta, combinando a arte da caligrafia chinesa com as características esportivas dos Jogos Paraolímpicos de Inverno. O design apresenta o dinamismo e a for?a do caracter chinês "voar", transformado em um atleta deslizando para frente e correndo para a vitória, e, ao mesmo tempo, expressando visualmente o formato de cadeiras de rodas e outros equipamentos esportivos dos Jogos Paraolímpicos de Inverno.
O hóquei no gelo é um dos eventos mais intensos dos Jogos Olímpicos de Inverno. Durante o jogo, o disco de borracha dura pode voar a uma velocidade máxima de mais de 180 quil?metros por hora, e a velocidade de deslizamento dos atletas excede os 50 quil?metros por hora, portanto os atletas devem usar equipamentos de prote??o, sendo a boca e os dentes as partes mais vulneráveis.
O snowboard é a subcategoria mais jovem do evento de esqui dos Jogos Olímpicos de Inverno, tendo surgido pela primeira vez nos Estados Unidos, na década de 1960. Sua cria??o está relacionada com o surf, por isso também é chamado de "surf de inverno".
O esqui alpino é um dos esportes de neve mais complexos e difíceis de organizar, por isso é conhecido como "a joia da coroa dos Jogos Olímpicos de Inverno", tratando-se de uma competi??o muito ornamental. A competi??o de esqui alpino dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 será realizada no Centro Nacional de Esqui Alpino de Yanqing e prevê a atribui??o de um total de 11 medalhas de ouro.