
CAPE TOWN,7 de outubro (Diário do Povo Online) – Um alto funcionário da Organiza??o Mundial de Saúde (OMS) prabenizou na ter?a-feira a farmacologista chinesa, Tu Youyou, por ganhar o Prêmio Nobel de Medicina 2015. Tu Youyou foi a primeira chinesa a ganhar o prêmio Novel em ciência.
Matchidiso Rebecca Moeti, diretora regional da OMS para áfrica, disse à Xinhua que a artemisina, descoberta por Tu, já reduziu significativamente a taxa de mortalidade dos pacientes que sofreram a malária.
Moeti classificou a descoberta como uma “conquista emocionante” e o prêmio ganhado por Tu foi atribuído naturalmente à distin??o real.
Para cientistas chineses, é um “momento histórico”, Moeti fez tal afirma??o num fórum sobre o desenvolvimento de saúde China-áfrica realizado em Cape Town.
A descoberta de artemisina deu uma grande contribui??o à saúde da popula??o no mundo, disse Moeti.
A contribui??o é mais evidente em áfrica onde muitas pessoas, particularmente as crian?as, foram mortas pela malária, que é uma das principais causas de morte neste continente, acrescentou.
Com a artemisina, áfrica tornou-se melhor para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, disse Moeti.
Ela assinalou que os trabalhadores de saúde em áfrica sabem que a artemisina é oriunda da China e a apreciaram.
Moeti descreveu a China como um “grande parceiro” no desenvolvimento de áfrica, sobretudo no aspecto de saúde, já que a assistência médica da China sustentou um longo período.
Ronaldo “Fen?meno” vai abrir 30 escolas de futebol na China
Tibet quer mais voos diretos para promover turismo
"Ponte Dourada" de artista chinês brilha na Expo de Mil?o
Paisagens lindas do outono no Monte Kongtong no noroeste da China
NASA anuncia descoberta de forte evidência de água na superfície de Marte
Lua cheia em diversos lugares da China na noite do Festival do Meio do Outono