A Embaixada do Brasil em Beijing realizou ontem (24) a cerim?nia de entrega da primeira edi??o do Prêmio Itamaraty de Diplomacia Cultural à curadora chinesa Sarina Tang. Sarina lidera o projeto de residências artísticas Compartilhadas e Divergentes ("Shared e divergentes"), contribuindo fortemente para a diplomacia cultural.
Segundo o Ministro-Conselheiro, Marcelo Della Nina, a cultura é um dos pilares das rela??es entre Brasil e China e embasa também a parceria estratégica global estabelecida entre os dois países em 2012. Segundo Marcelo, a coopera??o cultural torna possível transpor as distancias geográficas, barreiras linguísticas e diferen?as entre as tradi??es e histórias. “A vencedora do prêmio, Sarina Tang, é um exemplo de profissionalismo e criatividade na constru??o de pontes entre os dois países,” disse o Ministro-Conselheiro.
Nascida na China e criada no Brasil, Sarina Tang iniciou o programa de intercambio Compartilhado e Divergente entre os dois países visando conectar diretamente os artistas sem intermedia??o de outros países, fomentando novos la?os e aumentando o conhecimento dos meios artísticos brasileiros na China e dos meios artísticos chineses no Brasil. Sarina participou de um importante evento sobre arte brasileira durante o mês do Brasil na China, em 2013, e está atualmente organizando a ida de representantes chineses do meio artístico para o Brasil.
O Prêmio Itamaraty de Diplomacia Cultural foi estabelecido pelo Departamento Cultural do Ministério das Rela??es Exteriores do Brasil a fim de contribuir para adensar o diálogo entre o Brasil e os meios culturais e acadêmicos no exterior.