
Beijing, 23 dez (Xinhua) -- O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, enfatizou a necessidade de melhorar o controle de inunda??es e preven??o de desastres.
Em sua instru??o emitida na reuni?o plenária do Comando Nacional de Preven??o e Combate às Inunda??es e Secas, Li expressou aprecia??o a todas as pessoas que participaram da assistência e o controle de inunda??es este ano, em que se registraram as inunda??es mais sérias desde 1998.
O país deve impulsionar as reformas em preven??o e estratégias de alívio de desastres naturais, fortalecer a vigilancia e o manejo das emergências e acelerar a reconstru??o posterior ao desastre e a constru??o de importantes projetos hídricos, indicou Li.
O vice-primeiro-ministro Wang Yang, chefe de controle de inunda??es, disse na reuni?o que é necessário fazer esfor?os para acelerar a conserva??o da água e a capacidade de controle de inunda??es nas cidades propensas a inunda??es.
A preven??o de desastres e a redu??o de riscos devem ser colocadas em primeiro lugar, disse Wang, acrescentando que a China deve estabelecer um sistema de advertência cedo para as inunda??es nas áreas rurais e construir mais tubos subterraneos urbanos para evitar as enchentes.