Luanda, 22 nov (Xinhua) -- Uma delega??o de sete especialistas agrícolas chineses está fornecendo um programa de forma??o de duas semanas para técnicos angolanos na cidade de Huambo, no centro de Angola, em esfor?os para ajudar a cultivar mais talentos locais e intensificar a coopera??o agrícola entre os dois países.
O treinamento, que come?ou no início desta semana, atraiu mais de 20 técnicos agrícolas angolanos.
Segundo a delega??o, o treinamento se concentra nas tecnologias de produ??o agrícola e pecuária, que atendem às necessidades dos técnicos locais para aumentar suas capacidades produtivas.
"Acho que o conhecimento transmitido pelos professores chineses é bastante útil no trabalho real", disse Raguel, um técnico angolano de 30 anos de idade com cerca de 10 anos de experiência em agricultura.
Abrantes Carlos, chefe do Departamento de Agricultura, Silvicultura e Pesca de Huambo, disse que a forma??o oferecida por especialistas chineses é oportuna e necessária, uma vez que a falta de recursos agrícolas tem sido um obstáculo ao desenvolvimento da economia dominada pela agricultura da província.
"Estamos ansiosos para mais apoio técnico e educacional desse tipo", disse ele.
Angola, uma grande economia dominada pelo petróleo na áfrica, vem buscando desenvolver seu setor agrícola para reduzir a dependência de importa??es e criar mais empregos nos últimos anos.
Zhu Jinlin, presidente da Jiangzhou Agriculture em Angola, disse que a empresa assinou um acordo com o governo provincial de Huambo para ajudar mais estudantes angolanos a estudar a agricultura na China.
"Estamos satisfeitos por ver mais talentos angolanos, que definitivamente contribuir?o para a coopera??o mútua na agricultura", assinalou Zhu.