No dia 9 de abril, teve lugar em Beijing o sétimo seminário entre o Partido Comunista da China (PCCh) e o Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil.
Liu Jianchao, diretor do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que o secretário-geral Xi Jinping e o presidente Lula enviaram cartas de felicita??es ao seminário, respetivamente, as quais forneceram as diretrizes fundamentais para o sucesso da reuni?o.
Este ano é assinalado o 50o aniversário do estabelecimento das rela??es diplomáticas entre a China e o Brasil e o 40o aniversário do estabelecimento das rela??es entre o PCCh e o PT.
O PCCh está disponível para trabalhar com o PT com vista a implementar o acordo de intercambio e coopera??o entre as duas partes e promover a parceria estratégica abrangente China-Brasil a um novo nível, referiu Liu.
Gleisi Hoffmann, presidente do PT, disse que, sob o novo enquadramento, o Partido dos Trabalhadores está disponível para fortalecer o intercambio com o Partido Comunista da China, aprofundar a troca de ideias e experiências de governan?a, trabalhar em estreita colabora??o e responder conjuntamente aos desafios globais.
Antes do início do seminário, Liu Jianchao esteve reunido com Hoffmann e trocou pareceres sobre a implementa??o conjunta do importante consenso alcan?ado pelos dois chefes de Estado e o fortalecimento dos intercambios e coopera??o interpartidária.