O presidente chinês, Xi Jinping, pediu na segunda-feira esfor?os para transformar o Museu do Palácio em uma importante base educativa para fomentar o patriotismo e em uma janela importante para que o mundo compreenda melhor a civiliza??o chinesa e a na??o chinesa.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comiss?o Militar Central, fez as declara??es durante visita a uma exposi??o que marca o 100o aniversário de funda??o do Museu do Palácio, em Beijing.
A exposi??o, com o tema "Um Século de Zeladoria: Da Cidade Proibida ao Museu do Palácio", apresenta 200 pe?as (conjuntos) de relíquias culturais e documentos, incluindo obras-primas de caligrafia e pintura, bem como bronzes e artefatos de jade, demonstrando o desenvolvimento do museu.
Xi ouviu atentamente as explica??es durante a visita, deteve-se para observar as relíquias e perguntou sobre detalhes relativos.
Enaltecendo o Museu do Palácio como um marco da civiliza??o chinesa, Xi disse que o museu deve promover suas boas tradi??es, aderir ao princípio de que as relíquias culturais pertencem ao povo e servem ao povo e intensificar os esfor?os para proteger, restaurar e fazer bom uso das relíquias culturais.
Cai Qi, membro do Comitê Permanente do Bir? Político do Comitê Central do PCCh e membro do Secretariado do Comitê Central do PCCh, também visitou a exposi??o.
Em 10 de outubro de 1925, a Cidade Proibida, o vasto complexo murado que serviu como palácio imperial da China, foi aberto ao público pela primeira vez, juntamente com suas preciosas cole??es de arte imperial, marcando a funda??o do Museu do Palácio.