As mídias da China e de Portugal desempenham um papel importante na promo??o da compreens?o dos ambos os povos, disse o presidente do Observatório da China em Portugal, Rui d' ávila Lourido, disse na quarta-feira (1), numa entrevista com a Rádio Internacional da China, na ocasi?o da visita do diretor do Departamento de Comunica??o do Comitê Central do Partido Comunista da China, Liu Qibao, à Rússia, Espanha e Portugal entre os dias de 24 de junho e 3 de julho.
Lourido apontou que este ano marca o 10o aniversário do estabelecimento das parcerias estratégicas abrangentes entre a China e Portugal. Nos últimos dez anos, o intercambio comercial bilateral tem sido refor?ado, e a coopera??o cultural está cada vez mais estreita.
Segundo Lourido, há cada vez mais mídias portuguesas que focam na realiza??o de coopera??es com as mídias chinesas. Em rela??o aos interesses da parceria estratégica, ele disse que a parceria entre os dois países abarca várias áreas do conhecimento, e é preciso intensificar a área cultural, além da área econ?mica.
O Observatório da China em Portugal, fundado em maio de 2005, é responsável principalmente pelos estudos sobre a China, e já participou ativamente de diversas atividades entre China e Portugal e entre China e Europa.