BEIJING, 16 de jul (Diário do Povo Online) – O ex-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China (APN), Wan Li, faleceu ontem (15) em Beijing, aos 99 anos de idade.
Nascido em dezembro de 1916 na província de Shandong, leste da China, Wan Li se integrou no PCCh em maio de 1936. Depois da funda??o da República Popular da China em 1949, ele era o ministro da Arquitetura e Engenharia, o ministro da Constru??o Urbana e o vice-prefeito de Beijing.
Durante o seu trabalho na capital chinesa, Wan colaborou o ent?o premiê Zhou Enlai a lidar com os assuntos sobre a constru??o das grandes obras em homenagem ao 10o aniversário da funda??o da Nova China, incluindo o Grande Palácio do Povo.
Em abril de 1980, ele assumiu o cargo do vice-premiê chinês, se dedicando à promo??o da reforma rural e ao aperfei?oamento do sistema da produ??o agrícola. Em abril de 1988, Wan Li foi eleito como o presidente do Comitê Permanente da APN e prestou grande aten??o à legislatura. Foi elogiado como um “membro partidário excelente, um soldado comunista fiel e testado, e um revolucionário proletário, estatista e líder do Partido e do Estado”.
![]() | ![]() |