BEIJING,30 de julho (Diário do Povo Online) – O Governo de Beijing vai aplicar medidas práticas de moderniza??o do sistema rodoviário da capital chinesa, no sentido de reduzir o tempo gastado no percurso diário entre casa e servi?o, tendo como meta atingir os 60 minutos até 2020, contra 97 minutos em 2014.
O diretor do Comitê Municipal dos Transportes, Zhou Zhenyu, citado pelo Beijing Times, informou que essa meta será concretizada através da moderniza??o do sistema sintético de transporta??o. “Até 2020, os residentes de Beijing, que moram dentro do quinto anel rodoviário, poder?o gastar apenas uma hora na desloca??o de casa para o servi?o durante o horário de pico, gra?as ao sistema de transporte público diversificado de multicamadas”, perspectivou.
Zhou disse que o índice de desempenho do tráfego (TPI, na sigla inglesa) será mantido em seis, o que aponta para congestionamento de tráfego leve.
Uma iniciativa apresentada por Beijing, o TPI descreve as condi??es de tráfego em uma escala entre zero e dez, em que a faixa entre zero e dois significa o tráfego sem congestionamento, enquanto a faixa entre oito e dez indica o congestionamento grave.
No ano passado, o índice médio do tráfego em Beijing foi de 5,5, mas no horário de ponta, esse número podia atingir oito.
Beijing vai continuar a controlar a quantidade dos veículos particulares e adotar medidas para ampliar a propor??o do transporte ecológico, incluindo o transporte coletivo, bicicletas e passeio a pé, para que essa categoria atinja 75 por cento de todos os meios de transporte.