BEIJING, 19 de agosto (Diário do Povo Online) - No último ano, Beijing ficou em 69o lugar no ranking global das cidades mais habitáveis, subindo cinco posi??es, e continua sendo a cidade mais habitável da parte continental da China, revelou uma pesquisa publicada ter?a-feira (18) por “The Economist Intelligence Unit (EIU, na sigla em inglês)”, think tank da revista britanica “The Economist”.
De acordo com a pesquisa, Melbourne, da Austrália, é a cidade mais habitável do mundo.
Além de Beijing, as cidades de Tianjin e Suzhou ficam em 70o e 71a lugar no ranking, respectivamente. Outras grandes cidades chinesas, tais como Shanghai, Shenzhen e Guangzhou, também entraram na lista.
A habitabilidade demonstra as condi??es de vida de vários lugares do mundo. A pesquisa de habitabilidade realizada por EIU fez quantiza??o das dificuldades possíveis da vida urbana de uma pessoa em uma cidade específica, comparou 140 cidades diferentes do globo e avaliou cada uma de acordo com os cinco índices principais, a estabilidade, assistência médica, cultura e meio-ambiente, educa??o e infraestrutura.
Entre as 140 cidades pesquisadas, as cidades australianas e canadenses ocupam os primeiros cinco lugares no ranking, enquanto as cidades na parte inferior da lista incluem Damasco, capital da Síria, que está na guerra, Tripoli, capital da Líbia, e Dhaka, capital da Bangladesh, com infraestruturas relativamente atrasadas, entre outras.
![]() |