Arqueólogos chineses descobriram detalhes que podem vir a confirmar que a embarca??o naufragada no mar amarelo poderá ser o navio de guerra “Zhiyuan”, afundado pela marinha japonesa há 121 durante a Guerra Sino-Japonesa.
Depois de mais de dois meses de explora??o e reconhecimento subaquático, os arqueólogos crêem ter identificado os destro?os afundados perto do porto de Dandong, no nordeste da China, como sendo um dos elementos da frota Beiyang, derrotada em 1894 pela armada japonesa na batalha do mar amarelo. O navio, de 50 metros de comprimento, está a 10 milhas náuticas a sudoeste do porto Dandong, a uma profundidade de 20 metros.
O barco, severamente danificado durante a batalha, encontra-se num mau estado de preserva??o, disse o lider da equipa de arqueologia, Zhou Chunshui. Nenhum dos camarotes ficou intacto e a sala das máquinas encontra-se coberta pela areia.
Durante os dois últimos meses, os mergulhadores recolheram mais de 120 objetos do leito marítimo, incluindo 60 moedas de cobre, armamento e pertences pessoais. “Encontramos um cinto de pele, modelos e um pente, disse Zhou. Contudo, “est?o muito desgastados para poder concluir o que quer que seja dos seus proprietários”.
A investiga??o arqueológica continua a ser exclusivamente submarina, sendo ainda uma incógnita se o barco será recuperado ou, caso for o caso, quando se procederá à sua recupera??o, referiu Zhou.
Tradu??o: Mauro Marques
![]() | ![]() |