LONDRES, 22 de outubro (Diário do Povo Online) – O presidente Xi Jinping compareceu ontem na inaugura??o do encontro anual dos Institutos Confúcio do Reino Unido.
Acompanhado pelo Príncipe Andrew, o presidente Xi visitou uma exposi??o de fotos sobre os Institutos Confúcio e sobre as Salas de Aula Confúcio. Ele também assistiu a um espetáculo apresentado pelos alunos estudantes de língua chinesa.
No seu discurso, Xi apontou que os professores dos Institutos Confúcio e das Salas de Aula Confúcio deram grandes contribui??es ao decorrer dos anos para divulgar a cultura chinesa e promover a amizade entre a China e os países estrangeiros. Ele disse estar feliz ao ver tantos alunos ingleses mostrando interesses pela língua e cultura da China.
Xi destacou que a língua é a melhor chave para se conhecer uma na??o e que o Instituto Confúcio é considerado como uma plataforma mundial importante para se conhecer o país asiático. “Na qualidade de ponte para o intercambio cultural, o Instituto Confúcio e as Sala de Aula Confúcio desempenham um papel positivo para os povos estrangeiros aprenderem mandarim e conhecerem a cultura chinesa, além de estimular o intercambio interpessoal entre a China e outros países”, disse Xi.
Por sua vez, o príncipe Andrew manifestou seu apoio ao desenvolvimento dos Institutos Confúcio no Reino Unido e estimulou os alunos ingleses a aprenderem mandarim. “A China é um país muito importante. Aprender bem o chinês vai contribuir para o desenvolvimento da coopera??o entre o Reino Unido e a China”, disse Andrew.
Atualmente, existem 29 Institutos e 126 Salas de Aula Confúcio no Reino Unido, mais do que em qualquer outro país europeu.
Revis?o: Rafael Lima
![]() |