Beijing, 30 dez (Xinhua) -- O valor total de produ??o da indústria marítima da China cresceu anualmente 8,4% em média de 2011 a 2014 e representou mais de 9,3% do produto interno bruto (PIB) de cada ano, segundo um relatório governamental publicado na ter?a-feira.
Durante o mesmo período, o uso industrializado das águas oceanicas foi acelerado, segundo o relatório 2015 sobre o desenvolvimento da economia marítima chinesa emitido pela Administra??o Estatal dos Assuntos Marítimos da China.
A capacidade de desalina??o diária aumentou em 331 mil toneladas e o crescimento anual do valor agregado da medicina biológica marítima atingiu 19,6%, acrescentou o relatório.
Desde 2010, o governo central aprovou o Município de Tianjin e as províncias de Shandong, Zhejiang, Guangdong e Fujian para o desenvolvimento piloto da economia marítima. Em 2014, as cinco regi?es contribuíram com 67,1% do PIB marítimo total do país.
Na última década, o comércio da China com os países localizados ao longo da Rota da Seda Marítima cresceu 18,2% em termos anuais, o que representou 20% do volume do comércio exterior total do país, em compara??o com a cifra anterior de 14,6%. O investimento direto da China nestes países aumentou de US$ 240 milh?es para US$ 9,27 bilh?es.
Zhang Zhanhai, diretor do Departamento do Planejamento Estratégico e Economia da Administra??o Estatal dos Assuntos Marítimos, disse que nos próximos cinco anos a China promoverá um novo modelo de desenvolvimento da economia marítima através do uso de internet e de grandes quantidades de dados, além da melhora do ambiente marítimo.