Por Diário do Povo
“A visita de Estado do presidente Xi Jinping ao Ir? irá promover significativamente as rela??es sino-iranianas”, disse Seyed Mohammad Marandi, diretor da Faculdade de Estudos de Problemáticas Mundiais da Universidade do Teer?.
Com a sua influência crescente, a China está a dar mais aten??o aos assuntos do Oriente Médio. De acordo com Marandi, a situa??o da regi?o do Oriente Médio, localizada no cruzamento da Europa, ásia e áfrica, é ainda muito tensa, junto com contradi??es entre países e existência de vários grupos extremistas.
Como importante país da regi?o, o Ir? espera elevar o nível de coopera??o com a China no setor político e econ?mico. “O Ir? precisa da China, e a China do Ir?,” afirmou o diretor.
“O Ir? e a China mantêm de há muito um intercambio amistoso. Este histórico pode ser rastreado até ao período onde as duas civiliza??es se encontraram primeiramente” disse Marandi.
Quanto às rela??es sino-iranianas das últimas décadas, o diretor indicou que o Ir? possui recursos abundantes, uma grande popula??o e um nível elevado de educa??o, mantendo geralmente uma boa rela??o com os países vizinhos. Esta conjuntura é, por isso, apelativa para a China. Além disso, com as suas grandes reservas de petróleo e gás, se o Ir? regressar ao mercado energético internacional, o atual padr?o económico mundial irá inevitavelmente mudar.
![]() |