Qingdao, 6 jun (Xinhua) -- Um ex-clube construído em 1902 pelos alem?es em Qingdao pode ser o cinema mais antigo existente na China.
A conclus?o foi tirada por um grupo de especialistas da Associa??o Chinesa de Cinema e Museu Nacional de Cinema da China, com base em arquivos recuperados durante a renova??o de dois anos do clube, que vai terminar neste mês.
O auditório, no primeiro andar do prédio de madeira com três andares, localizado em Qingdao, Província de Shandong, no leste da China, servia como um cinema.
Após examinarem os arquivos que incluiam ingressos, cartazes, calendários e apresenta??es de filmes, eles acreditam que o clube passou a exibir filmes de 1907, ou antes, a até 1914.
O público era principalmente de marinheiros e membros do clube. Moradores e soldados da marinha alem? se juntaram mais tarde. Foram exibidos mais de 850 filmes, quase metade documentários, seguidos por filme de paisagem alem? e filmes políticos e educacionais, de acordo com Han Mingsheng, líder do grupo.
O clube foi concebido sob o comando de Albert Wilhelm Heinrich (1862-1929), que também era conhecido como Prinz Heinrich, em 1899, após o início de um período de 17 anos de coloniza??o alem?.
Sua fun??o principal era entreter mais de dois mil marinheiros e tripulantes alem?es com base em Qingdao, a única no Extremo Oriente da Alemanha na virada do século 20.
Depois de 1914, o prédio foi utilizado como uma residência de japoneses e em seguida como um clube da marinha dos Estados Unidos. Atualmente é um patrim?nio cultural sob prote??o estatal.
A companhia de desenvolvimento urbano de Qingdao, a atual proprietária, está planejando tornar o clube em um cinema moderno no próximo mês.
![]() |