A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) condenou ontem (7) as novas san??es dos EUA sobre os direitos humanos e alertou que o país vai fechar todos os canais de contatos diplomáticos.
Uma declara??o divulgada pela chancelaria da RPDC disse que o supremo painel de lideran?a do país é símbolo de sua dignidade e soberania. A a??o norte-americana de insultar a suprema dignidade da RPDC já "ultrapassou a linha vermelha de confrontos plenos".
O texto exige que os EUA retirem, sem condi??es, as medidas que violem a suprema dignidade da RPDC. Se o requisito n?o for atendido, Pyongyang vai parar todos os meios de contatos diplomáticos com os EUA.
O Departamento de Tesouro norte-americano anunciou no dia 6 a ado??o de san??es contra vários funcionários e entidades da RPDC envolvidos em "viola??es de direitos humanos", incluindo o líder do país, Kim Jong-un. A declara??o disse que vai congelar os ativos dos indivíduos e entidades nos EUA e banir os contatos comerciais entre estes e os norte-americanos.