Nanjing, 5 ago (Xinhua) -- A cidade de Nanjing, capital da Província de Jiangsu, no leste da China, decidiu interromper o controvertido projeto de incinera??o de lixo após preocupa??es do público.
O governo do distrito de Luhe, da cidade de Nanjing, anunciou na quinta-feira o fim do projeto. Uma consulta pública que estava programada para o mesmo dia foi também cancelada.
O anúncio recebeu comentários hostis na internet com muitos internautas dizendo que eles n?o s?o contra a usina de incinera??o, mas desaprovam sua localiza??o e têm receios de que a usina n?o seja operada apropriadamente para evitar polui??o.
O vice-chefe do departamento de administra??o urbana do distrito, Zhang Guoru, disse que atualmente há apenas um incinerador no distrito, que é capaz de tratar cerca de 150 toneladas de lixo doméstico por dia.
"Com o rápido desenvolvimento do distrito, a quantia de lixo excedeu 380 toneladas por dia, e pode alcan?ar 500 toneladas diárias em três anos", disse.
A incinera??o é considerada a medida mais praticável e efetiva no tratamento de lixo, mas preocupa??es de polui??o têm provocado protestos públicos.
Em 2014, uma manifesta??o contra um incinerador planejado na Província de Zhejiang, no leste da China, resultou em confronto entre manifestantes com policiais.