Beijing, 12 ago (Xinhua) -- Beijing e a província vizinha de Hebei tiveram a pior qualidade do ar na China em julho, disse o Ministério da Prote??o Ambiental nesta quinta-feira.
A capital chinesa se classificou no 9o lugar na lista das dez cidades com pior qualidade do ar.
Oito das dez cidades mais poluídas ficam na Província de Hebei, nomeadamente Xingtai, Hengshui, Baoding, Tangshan, Shijiazhuang, Handan, Langfang e Cangzhou. Jinan, capital da Província de Shandong, no nordeste do país, ficou no 5o lugar.
Dados de vigilancia indicaram que a percentagem dos dias registrados com qualidade do ar excelente ou boa em 13 cidades da regi?o Beijing-Tianjin-Hebei foi de 54,4%, queda anual de 0,4 ponto percentual.
A percentagem para Beijing foi de 31% com uma queda de 4,5 pontos percentuais. O oz?nio e PM 2,5 foram os dois poluente principais.
No geral, a qualidade do ar do país melhorou, disse o diretor-geral do departamento de vigilancia ambiental do ministério, Luo Yi.
Ao todo, 74 cidades chinesas estiveram classificadas de forma regular nesta pesquisa mensal. As cidades de Haikou, Zhuhai e Zhoushan, principalmente no litoral sul ou leste do país, ocuparam os primeiros lugares na classifica??o das cidades com melhor qualidade do ar.
Atrás delas, s?o Guiyang, Lishui, Lhasa, Nanning, Xiamen, Kunming e Zhongshan.