SANTA CLARA, Cuba, 1 de set (Diário do Povo Online) – O primeiro voo comercial direto regular dos Estados Unidos chegou a Santa Clara, cidade central de Cuba, na manh? desta última quarta-feira, marcando um novo passo importante para o “descongelamento” das rela??es entre os dois ex-inimigos da Guerra Fria.
O voo da JetBlue aterrou às 10h57 (horário local) no aeroporto internacional Abel Santamaria, com 150 passageiros a bordo, incluindo numerosos executivos de companhias aéreas e o secretário de Transportes dos Estados Unidos, Anthony Foxx.
A JetBlue irá de agora em diante voar três vezes por semana para Santa Clara, até ao dia 29 de outubro, antes de agendar um voo diário.
Outras empresas aéreas incluindo a American Airlines, Frontier Airlines, Silver Airways, Southwest Airlines e Sun Country Airlines iniciar?o voos nos próximos meses para cidades tais como Holguin, Camaguey, Cienfuegos, Santa Clara e Varadero.
Ambos os países assinaram um acordo em fevereiro deste ano que estipula a existência de até 110 voos diários entre diversas cidades nos EUA e 10 aeroportos internacionais cubanos, incluindo a capital Havana.
Um total de 20 voos de ida e volta diários para Havana s?o permitidos, mas ainda aguardam a aprova??o final do Departamento de Transportes dos EUA.
Uma média de 18 voos charter com partida nos EUA chegam já diariamente aos aeroportos cubanos, mas esse número deverá reduzir substancialmente com a realiza??o de voos regulares.
![]() |