Beijing, 14 out (Xinhua) -- A deprecia??o do yuan, a moeda chinesa, tem um impacto limitado no momento de estimular o comércio do país, disse um alto funcionário da alfandega na quinta-feira.
Essa medida pode beneficiar os exportadores nacionais, mas também aumenta os custos de importa??o dos materiais de produ??o, pois o setor de processamento continua sendo parte importante da estrutura comercial da China, informou Huang Songping, porta-voz da Administra??o Geral das Alfandegas em uma coletiva de imprensa.
As flutua??es da moeda de uma economia pode ter um impacto misto sobre o crescimento do comércio devido à coopera??o transfronteiri?a ao longo da cadeia global de valor industrial, enfraquecendo os estímulos às exporta??es, acrescentou Huang.
As vendas da China ao exterior denominadas em yuan registraram uma queda anual de 5,6% em setembro, enquanto as importa??es aumentaram 2,2%, mostraram os dados aduaneiros na quinta-feira.
O yuan permaneceu na tendência de deprecia??o contra o dólar após ser oficialmente incluso na cesta de SDR (Direitos Especiais de Saque) em 1o de outubro.
A entrada permitirá a utiliza??o do yuan como moeda de fixa??o de pre?os durante o investimento transnacional e o comércio e ajudará a reduzir as flutua??es e os custos de cambio.