NANCHANG, 30 de nov (Diário do Povo Online) - A província de Jiangxi é famosa pela produ??o de porcelana, alojando no seu território a “capital da porcelana” da China — a cidade de Jingdezhen.
Com efeito, a mestria dos trabalhos neste material dentro da província n?o se cinge apenas a uma cidade. A capital provincial, Nanchang, é famosa pelos ornamentos de pintura realizados sobre a porcelana.
Pode por isso dizer-se que a capital da porcelana fica em Jingdezhen, e que o centro de investiga??o de técnicas de pintura está situado em Nanchang.
O grupo de 40 jornalistas estrangeiros e chineses que participaram na edi??o deste ano do evento que convida membros dos meios de comunica??o estrangeiros a visitar a província de Jiangxi, foram levados a visitar o Centro de Pesquisa de Pintura em Porcelana de Jiangxi.
O Centro foi fundado em 2010, com a finalidade de dar continuidade ao legado das gera??es anteriores e contribuir para a investiga??o de novos avan?os nesta arte.
A equipa é formada pelo líder, o mestre Feng Jie, juntamente com 23 outros especialistas e mais de 40 jovens pintores.
O centro ocupa uma área de cerca de 10,000 m2 e tem em exposi??o mais de 100 pe?as de arte.
O processo implica a pintura manual, recorrendo a uma tinta química que é depois revestida com verniz e, finalmente, aquecida a altas temperaturas.
A pintura em porcelana pode ser comparada à pintura em papel, sendo que os materiais utilizados e as características estáveis dos químicos permitem a preserva??o intacta das cores ao longo de décadas.
![]() |