Segundo as informa??es do Ministério das Rela??es Exteriores russo, o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, conversou ontem (14) por telefone com o chanceler russo, Sergei Lavrov sobre o restabelecimento da ordem em Aleppo, na Síria.
No telefonema, Sergei Lavrov indicou que, as autoridades sírias se dispuseram a dar uma trégua e retirar os rebeldes em seguran?a do local, mas eles se recusaram a sair e violaram o cessar-fogo. Em rela??o a isso, a Rússia urgiu aos Estados Unidos para pressionar às tropas de oposi??o a cessarem com as hostilidades. Além disso, o chanceler russo também reportou ao secretário de Estado norte-americano os esfor?os envidados pela Rússia para melhorar as condi??es humanitárias nas zonas em conflito.
Segundo o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, John Kirby, John Kerry alegou que foram as tropas do governo sírio que abriram fogo primeiramente, rompendo a trégua temporária, e enfatizou que todas as partes devem continuar empenhadas em p?r fim a violência e estabelecer um cessar-fogo definitivo. O lado norte-americano ainda apelou que é crucial estabelecer um corredor humanitário, para que os suprimentos básicos chegar ao local e os civis possam ser resgatados com seguran?a.