BEIJING, 23 de fev (Diário do Povo Online) – Yao Ming, membro do Hall of Fame de Basquetebol do Memorial Naismith e ex-jogador e estrela da Associa??o Nacional de Basquetebol (NBA, na sigla em inglês), foi eleito hoje (23), por unanimidade, como presidente da Associa??o Chinesa de Basquetebol (CBA, na sigla em inglês).
Yao, 37 anos de idade, se tornou a primeira personagem n?o-governamental a assumir a posi??o, eleito no nono congresso nacional da associa??o fundada em 1956.
A Carta da CBA foi também revisada durante o congresso, tornando como presidente o representante legal da associa??o, que ocupava o cargo de secretário-geral.
Como um dos ícones dos esportes, Yao foi a primeira escolha no Draft de 2002 da NBA, jogando pelo Houston Rockets durante 9 anos e entrando em jogos de estrelas por oito vezes.
O basquetebolista também liderou a equipe nacional chinesa para os oitavos-de-final nos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas e de 2008 em Beijing.
Em 2009, Yao comprou o Shanghai Sharks, o clube da CBA onde jogou enquanto adolescente.
No ano passado, Yao foi eleito como o vice-presidente da recém-fundada companhia CBA, responsável pela governan?a da liga e desenvolvimento de negócios.
Desde a sua aposentadoria em 2011, Yao está promovendo a reforma do basquetebol profissional na China.
![]() |