KUALA LUMPUR, 24 de fev (Diário do Povo Online) – A polícia malaia afirmou hoje que uma substancia de arma química foram identificadas no corpo do homem da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) que faleceu no dia 13 de fevereiro na Malásia.
De acordo com análises preliminares, a substancia química encontrada na mucosa ocular e no rosto foi identificada como Etil N-2-Diisopropilaminoetil metilfosfonotioato, vulgarmente designada como “VX Nerve Agent” (Agente Neurvoso VX), segundo as declara??es de Abu Bakar, chefe da polícia nacional.
Abu Bakar acrescentou ainda que a VX está listada como arma química no Anexo 1 da Lei da Conven??o das Armas Químicas da Malásia de 2008 e na Conven??o se Armas Químicas, um tratado internacional de controlo de armas que proíbe a produ??o, armazenamento e uso de armas químicas e seus precursores.
O agente VX é considerado pela resolu??o 687 da Organiza??o das Na??es Unidas (ONU) como uma arma química de destrui??o em massa. Os Agentes Nervosos s?o os compostos mais tóxicos e também os que possuem um efeito mais rápido.
O homem, identificado pela polícia como Kim Chol, vítima do ataque com a substancia, faleceu no dia 13, a caminho do hospital na Malásia.
O vice-primeiro-ministro Ahmad Zahid Hamidi afirmou que os documentos da embaixada mostraram que o homem referido era Kim Jong Nam, meio-irm?o do líder da RPDC Kim Jong Un, no entanto, o embaixador da RPDC na Malásia negou a identidade do morto.