Beijing, 21 abr (Xinhua) -- A China lan?ou na quinta-feira uma semana de campanhas para aumentar a consciência da prote??o de direitos de propriedade intelectual (DPI).
A campanha, organizada conjuntamente por 23 agências, contará com eventos em todo o país, incluindo entrevistas coletivas, fóruns, palestras e a divulga??o de um livro branco sobre a prote??o judicial de DPI, e durará até 26 de abril, o Dia Mundial de Propriedade Intelectual.
Ao discursar na cerim?nia de abertura, o conselheiro de Estado Wang Yong disse que a China necessita da prote??o sólida de DPI para promover a inova??o. Também pediu melhor coopera??o internacional de DPI na cria??o de um ambiente inclusivo e aberto para a inova??o.
A China se tornou a maior fonte de pedidos de patentes, marcas e desenhos industriais, afirmou Francis Gurry, diretor-geral da Organiza??o Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).
De acordo com a Administra??o Nacional de Propriedade Intelectual (ANPI), o número dos pedidos de patentes internacionais apresentados pela China sob o Tratado de Coopera??o de Patente da OMPI ultrapassou 43 mil no ano passado, um aumento de 44,7%.
As autoridades de DPI lidaram com mais de 80 mil casos envolvendo patentes, marcas e direitos autorais, informou Shen Changyu, chefe da ANPI.
No primeiro trimestre deste ano, mais de 2 milh?es de publica??es piratas foram apreendidas, segundo uma declara??o conjunta emitida na quinta-feira pelo Escritório Nacional contra Publica??es Pornográficas e Ilegais e a Administra??o Nacional de Direitos Autorais da China.
O país também lan?ou um site nacional de monitoramento de direitos autorais na quinta-feira, que pode oferecer monitoramento de 24 horas por dia sobre a internet e identificar suspeitas infra??es de direitos.