Os países membros do BRICS chegaram, no último sábado (24), a um consenso sobre a coprodu??o de filmes, decidindo coproduzir um filme por ano até 2021.
A decis?o foi tomada durante o Festival de Filmes do BRICS 2017, inaugurado no dia 23 de junho, em Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan.
Na inaugura??o do festival, foi estreado o filme coproduzido pelos cinco membros do BRICS, “Where Has Time Gone”, composto por cinco unidades realizadas por diretores do Brasil, Rússia, índia, China e áfrica do Sul.
Num simpósio realizado no dia 24, os cinco diretores e produtores dos filmes partilharam ideias quanto à coopera??o cinematográfica, onde celebraram o Consenso de Chengdu sobre Coopera??o Cinematográfica do BRICS, visando contribuir para o intercambio humano entre os membros do grupo.
Com a experiência da coprodu??o do primeiro filme do BRICS, a Administra??o Nacional de Imprensa, Rádio, Cinema e Televis?o da China prop?s o aprofundamento deste modelo de coopera??o, planejando lan?ar um filme coproduzido pelos membros do grupo a cada ano entre 2017 e 2021, medida elogiada pelos cineastas dos países envolvidos.
No seminário, a Academia de Filmes de Beijing revelou também o seu plano de oferecer 40 bolsas a alunos dos restantes países do BRICS nos próximos cinco anos, levando a cabo uma série de atividades como workshops de mestres e coopera??o em pesquisa acadêmica.
O Festival de Filmes do BRICS é um mecanismo importante de coopera??o cultural do grupo. A primeira edi??o do festival foi realizada em Nova Deli, em setembro de 2016.