Qingdao, 16 fev (Xinhua) -- O Xiangyanghong 01, navio de pesquisa científica de elite da China, atracou em um porto no Chile na quarta-feira depois de concluir uma miss?o de pesquisa marítima na Antártida, de acordo com o Primeiro Instituto de Oceanografia da Administra??o Estatal dos Assuntos Marítimos.
Durante a miss?o de 46 dias, o navio realizou pesquisas no setor atlantico da Antártida em vários campos, incluindo a geologia marinha, geofísica e meio ambiente, bem como topografia e mapeamento do fundo marinho.
"Na Passagem de Drake, o navio completou a observa??o abrangente de elementos oceanográficos. Esta foi a primeira vez que um navio de pesquisa chinês adquiriu um perfil de observa??o oceanográfica abrangente na área chave do Cintur?o de Ventos do Oeste no Sul", disse Li Tiegang, diretor do instituto com base em Qingdao.
O navio colocou com êxito dois conjuntos de boias de águas profundas na Bacia de Powell, fora da Península Antártica no extremo norte, o que ajudará os pesquisadores a observar a velocidade do fluxo, a temperatura e a salinidade em diferentes profundidades do oceano.
A miss?o antártica foi a quarta etapa da jornada do Xiangyanghong ao redor do mundo, a primeira expedi??o de pesquisa marítima da China que integra pesquisa oceanica e polar.
Partindo de Qingdao, no leste de China, em agosto passado, o Xiangyanghong 01 viajará cerca de 35 mil milhas marítimas em sua expedi??o de 260 dias, e está programado para retornar a Qingdao em 15 de maio.