Boao, Hainan, 12 abr (Xinhua) -- A conferência anual 2018 do Fórum Boao para a ásia (FBA) foi concluído nesta quarta-feira com importantes êxitos na promo??o da globaliza??o em meio a crescentes incertezas no mundo.
Zhou Wenzhong, secretário-geral do FBA, elaborou o consenso em uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira.
-- Uma ásia mais aberta e orientada à inova??o é a pedra de lastro e fonte inesgotável do ímpeto para a paz, prosperidade e desenvolvimento do mundo.
Nos últimos quatro dias, mais de 2 mil participantes e mais de mil jornalistas falaram sobre a Iniciativa do Cintur?o e Rota, abertura, inova??o e reforma estrutural em 65 discuss?es em grupo e apresentaram propostas.
-- O discurso do presidente chinês Xi Jinping foi a nota chave da conferência anual.
O discurso de Xi foi uma explica??o vívida do tema da conferência anual. Os avan?os de reforma e abertura da China nas últimas quatro décadas ofereceram experiência e sabedoria chinesas para a abertura e inova??o da ásia. A promessa chinesa de aderir à reforma e abertura e expandir a abertura é um forte apoio à globaliza??o e ao livre comércio.
-- O significado da globaliza??o e livre comércio para a prosperidade e o desenvolvimento do mundo foi destacado.
Os participantes concordaram que a globaliza??o é irreversível, e um comércio aberto, livre e de ganhos recíprocos corresponde aos interesses comuns da ásia, Europa e outras partes do mundo. Eles elogiaram a Iniciativa do Cintur?o e Rota.