
Beijing, 2 mai (Xinhua) -- O vice-presidente da China, Wang Qishan, reuniu-se nesta ter?a-feira com o ministro das Rela??es Exteriores da República Dominicana, Miguel Vargas, que viajou a Beijing para assinar um comunicado conjunto sobre o estabelecimento de rela??es diplomáticas entre os dois países.
Wang transmitiu os cumprimentos do presidente chinês, Xi Jinping, ao presidente dominicano, Danilo Medina, e expressou felicita??es pelo estabelecimento de rela??es diplomáticas.
Wang disse que, ao reconhecer e aderir ao princípio de Uma Só China, o governo dominicano tomou uma decis?o política de romper suas "rela??es diplomáticas" com Taiwan e estabelecer la?os diplomáticos com a China, o que corresponde à tendência dos tempos e aos interesses fundamentais e de longo prazo dos dois países e seus povos.
O potencial de desenvolvimento das rela??es bilaterais será liberado plenamente com amplas perspectivas, assegurou.
"A China continuará trabalhando com a parte dominicana para aumentar continuamente a confian?a política mútua, fortalecer os intercambios, expandir a coopera??o de benefício mútuo e promover a constru??o de um novo tipo de rela??es internacionais e uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e, dessa forma, escrever um novo capítulo na história das nossas rela??es bilaterais", indicou o vice-presidente chinês.
Por sua parte, Vargas transmitiu as sauda??es e os melhores cumprimentos do presidente Medina ao presidente Xi.
A República Dominicana seguirá ao princípio de Uma Só China, realizará com vigor os intercambios e a coopera??o com a China e será uma parceira confiável para criar uma nova perspectiva para as rela??es bilaterais.