Johannesburgo, 27 jul (Xinhua) -- O presidente chinês Xi Jinping disse na quinta-feira que a China está disposta a aprofundar integralmente a coopera??o amistosa e mutuamente benéfica em diversas áreas com Uganda.
Xi fez as observa??es ao se reunir com seu homólogo ugandense Yoweri Museveni no marco da 10a Cúpula do BRICS realizada em Johannesburgo entre os dias 25 e 27 de julho.
O presidente chinês elogiou Museveni por sua dedica??o de longo prazo à promo??o do desenvolvimento das rela??es China-Uganda e China-áfrica.
Xi enfatizou que China e Uganda registraram um desenvolvimento sustentável e rápido nas rela??es bilaterais nos últimos anos.
As estratégias de desenvolvimento dos dois países s?o compatíveis e apresentam uma à outra com importantes oportunidades, disse Xi.
O presidente chinês pediu que os dois países mantenham a dinamica dos intercambios de alto nível e continuem apoiando um ao outro com firmeza nos assuntos de interesses essenciais e principais preocupa??es.
A parte chinesa apoia os esfor?os de Uganda no desenvolvimento da economia e melhora da vida da popula??o, e está disposta a promover estavelmente os principais projetos de coopera??o junto com o país para beneficiar melhor os dois povos, disse.
Xi pediu que China e Uganda mantenham comunica??o estreita nos importantes assuntos internacionais e regionais e salvaguardem os interesses comuns dos dois países e dos países em desenvolvimento como um todo.
Xi disse que o presidente ugandense deu importantes contribui??es para o desenvolvimento do Fórum de Coopera??o China-áfrica (FOCAC), e que a China está disposta a trabalhar com a áfrica para tornar a próxima Cúpula de Beijing do FOCAC um sucesso.
Museveni disse que as rela??es Uganda-China registraram uma forte dinamica de desenvolvimento.
Ele agradeceu a China pela assistência de longo prazo a seu país e disse que está satisfeito com o progresso feito na coopera??o bilateral.
Uganda espera aprofundar a coopera??o prática com a China nas áreas como parques industriais, constru??o de infraestruturas e energia elétrica, e saúda mais empresas chinesas a investirem e se desenvolverem em Uganda, disse.
Museveni disse que o lado ugandense apoia a China na organiza??o bem-sucedida da Cúpula do FOCAC em Beijing.
![]() |