O Ranking Acadêmico das Universidades Mundiais de 2018, divulgado na quarta-feira pela Shanghai Ranking Consultancy, revela que 62 universidades na China entraram na lista das 500 melhores universidades do mundo.
As 62 universidades correspondem a 12,4% da lista. O único país com um maior número de universidades listadas é os Estados Unidos, que representam 27,8%.
A Universidade de Tóquio (22o) e a Universidade de Kyoto (35o) mantiveram as suas posi??es como as principais universidades da ásia. A Universidade Tsinghua ocupa o 45o lugar, como a terceira universidade mais bem classificada do continente asiático. A Universidade de Pequim ficou em 57o lugar. A Universidade de Zhejiang ficou em 67o lugar em sua primeira apari??o no top 100.
A Universidade de Harvard lidera o ranking pelo 16o ano consecutivo, e a Universidade de Stanford e a Universidade de Cambridge permaneceram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
Todos os anos, desde 2003, a Shanghai Ranking Consultancy vem divulgando o ranking das 500 melhores universidades do mundo com base em dados de terceiros.
O índice é composto por seis indicadores objetivos, incluindo o número de ex-alunos e funcionários que ganharam o Prêmio Nobel e as Medalhas da área, o número de pesquisadores mais citados, o número de artigos publicados nas revistas Nature and Science, o número de artigos indexados no "Science Citation Index - índice de Cita??o de Ciências Sociais e Expandidas" e seu desempenho per capita.