Vientiane, 28 set (Xinhua) -- As empresas de engenharia chinesas, que est?o construindo a ferrovia China-Laos no norte do Laos, entregaram quatro pontes ao governo do Laos.
Uma cerim?nia de entrega foi realizada nesta quarta-feira no Ministério de Obras Públicas e Transporte do Laos na capital Vientiane.
Li Bingxuan, diretor-geral da Companhia de Ferrovias Laos-China, uma joint-venture entre a China e o Laos responsável pela constru??o e opera??o da ferrovia China-Laos, inaugurou as quatro pontes na Província de Attapeu no sul do Laos.
Para honrar o êxito e a contribui??o das empresas de engenharia chinesas, o primeiro-ministro do Laos Thongloun Sisoulith assinou uma ordem de mérito para a Companhia de Ferrovias Laos-China, o Segundo Grupo de Ferrovia da China (CREC2) e a China Power.
Em nome do governo, o ministro de Obras Públicas e Transporte do Laos Bounchan Sinthavong concedeu as medalhas de desenvolvimento às três empresas.
O rompimento da barragem D, uma das cinco barragens auxiliares no projeto de energia hidrelétrica de Xe-Pian Xe-Namnoy que está em constru??o, a cerca de 560 quil?metros ao sudeste da capital Vientiane, resultou em inunda??o massiva em 23 de julho que matou 40 pessoas com 97 permanecendo desaparecidas. Mais de 6 mil pessoas ficaram sem abrigo.
As empresas de engenharia chinesas nos locais de constru??o ferroviária China-Laos responderam proativamente ao pedido do governo do Laos, doando dinheiro e materiais às áreas afetadas pelo desastre e fornecendo assistência para construir urgentemente as quatro pontes para o acesso às aldeias inundadas na Província de Attapeu, disse Li à Xinhua na quinta-feira.
Em menos de 50 dias, a CREC2 e o Departamento 10 da Sinohydro sob a China Power, com a orienta??o da Companhia de Ferrovias Laos-China, completaram a constru??o de quatro pontes inteiramente novas na Attapeu inundada, sul do Laos.
Conta oficial de Wechat da vers?o em português do Diário do Povo Online