Beijing, 11 jan (Xinhua) -- A sonda chinesa Chang'e-4 tirou fotos panoramicas da superfície da Lua depois que fez com sucesso o primeiro pouso suave no lado escuro do satélite natural terrestre.
A Administra??o Nacional Aeroespacial da China (ANAC) relevou nesta sexta-feira as fotos panoramicas de 360 graus tomadas com uma camera instalada no topo do pousador.
As imagens foram enviadas de volta através do satélite de retransmiss?o Queqiao, que estava operando em torno do segundo Ponto de Lagrange do sistema Terra-Lua, a cerca de 455 mil quil?metros da Terra, de onde pode monitorar a Terra e o lado oculto da Lua.
Os cientistas fizeram uma análise preliminar sobre os terrenos e acidentes geográficos ao redor da sonda segundo as fotografias panoramicas.
A sonda Chang'e-4 desceu na Cratera de Von Karman na Bacia Aitken do Polo Sul na manh? de 3 de janeiro. O explorador Yutu-2 se moveu sobre a superfície lunar na noite do mesmo dia.
Depois, o veículo explorador entrou no modo "soneca" pois a radia??o solar elevou a temperatura na superfície lunar para mais de 100 graus centígrados. Ele reiniciou o trabalho nesta quinta-feira.
O pousador, o veículo explorador e o satélite de retransmiss?o est?o em boas condi??es, revelou a ANAC.
![]() |