BEIJING, 5 de mar (Diário do Povo Online) - Para assinalar o 40o aniversário do estabelecimento de rela??es diplomáticas entre Portugal e a China, a embaixada portuguesa anunciou um extenso programa de eventos culturais que dever?o decorrer ao longo de 2019.
A inaugura??o do Festival Cultural de Portugal 2019 teve lugar ontem (3), na Cidade Proibida, no cora??o da capital chinesa, e contou com a performance de uma dupla de músicos: o guitarrista português Pedro Jóia, e a chinesa Duan Chao, ao comando do instrumento de cordas chinês huqin.
O evento teve início com uma interven??o do embaixador português, que disse “tentar sempre, como hoje, unir um grande talento de Portugal com um grande talento da China. Ambos permanecendo profundamente português e chinês, mas cruzando-se com sublime perfei??o”.
Após um momento musical a solo de cada um dos músicos, estava reservada ainda uma performance conjunta para o final, onde se fundiram sonoridades portuguesa e chinesa em clássicos como “Flor de Jasmim”(茉莉花) e “Fado Menor de Lisboa”.
As comemora??es do 40o aniversário de rela??es diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China, entre diversas atividades, resultaram já na visita do Presidente Xi Jinping a Portugal, no final do ano transato.
De modo inverso, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa deverá visitar a China durante o segundo trimestre deste ano.