BEIJING,15 de abr (Diário do Povo Online) - A China irá refor?ar a coopera??o internacional para a tecnologia, visando promover um ambiente favorável para os talentos globais, segundo declara??es de Wang Zhigang, ministro da Ciência e Tecnologia.
O talento é o ponto de arranque da inova??o tecnológica, afirma Wang. O governo chinês considera a tecnologia o principal catalisador do desenvolvimento econ?mico e social, atribuindo grande importancia ao intercambio e coopera??o no setor tecnológico, afirma.
“A China é um participante e beneficiário da globaliza??o tecnológica. é também um contribuinte e líder na promo??o de uma maior inova??o e coopera??o”, disse Wang, durante a abertura da 17a Conferência para o Intercambio Internacional de Profissionais, em Shenzhen, do domingo.
“Iremos ser céleres na constru??o de um conjunto de plataformas de coopera??o internacional para a inova??o tecnológica, criando condi??es mais favoráveis para facilitar projetos do intercambio acadêmico e interpessoal. Iremos assegurar os direitos e interesses legítimos dos talentos estrangeiros que vivam e trabalhem na China, de acordo com a lei”, afian?ou.
A China tem vindo a mover diligências para refor?ar o intercambio internacional tecnológico ao longo dos anos. Até à data, foram estabelecidas rela??es com 160 países em torno da coopera??o tecnológica e assinados 114 e 346 acordos de coopera??o intergovernamental e mobilidade de talentos, respetivamente.
Como parte da conferência deste ano, o evento de empreendedorismo global “Pitch@Palace” teve lugar no domingo, em Shenzhen.
Um total de 41 equipes apresentaram perante as audiências os seus projetos de empreendedorismo, em setores incluindo a inteligência artificial, robótica e realidade virtual.
A Incus Co, estabelecida por um grupo de estudantes universitários de Hong Kong arrecadou o primeiro prêmio. A empresa de Shenzhen especializa-se em tecnologias de processamento de áudio, as quais podem ser usadas na tecnologia de auxílio auditivo, dispositivos de telecomunica??es, reconhecimento de voz, entre outros.
A Pitch@Palace, fundada em 2014 pelo príncipe Andrew, duque de York, serve como plataforma para os empreendedores globais alargarem a conectividade em todo o mundo, passando a ter acesso a potenciais investidores, mentores e parceiros de negócio. Até ao momento, o evento já garantiu apoio a mais de 2,000 startups em todo o mundo.