BEIJING, 16 de abr (Diário do Povo Online) -- A China pediu na segunda-feira (15) ao Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que está na visita ao Chile, parar de provocar problemas entre a China e a América Latina.
"é totalmente irresponsável e irracional para o Secretário de Estado dos EUA (Mike) Pompeo caluniar imprudentemente a China e deliberadamente causar problemas nas rela??es entre a China e a América Latina. Nós somos extremamente contra isso", o porta-voz do Ministério dos Rela??es Exteriores Lu Kang fez tal comentário em uma coletiva de imprensa.
A coopera??o entre a China e os países da América Latina, guiada pelos princípios de respeito mútuo, igualdade, benefícios mútuos e ganhos recíprocos, focada no desenvolvimento comum, tem contribuído significativamente para o crescimento da economia e progresso para o bem-estar das pessoas nos países latino-americanos, disse Lu.
Por um longo período, os Estados Unidos trataram a América Latina como seu próprio “jardim”, frequentemente pressionando, amea?ando e até derrubando outros regimes, acrescentou. Acreditamos que os países latino-americanos ser?o capazes de discernir corretamente o real amigo do falso amigo, bem como enxergar quem desrespeita as regras e espalha desordem.
O porta-voz também apontou que, por muito tempo, vários políticos dos EUA criticaram a China, alardeando o mundo e criando uma barreira entre a China e outros países.
Considerando tais a??es “vergonhosas”, Lu enfatizou que mentiras sempre ser?o mentiras e que “o Sr. Pompeo deveria parar de as criar”.