Centenas de pessoas se reuniram em Waikiki, no Havaí, na manh? de domingo, para uma marcha de protesto contra um telescópio que será construído na maior montanha do estado, informou a imprensa local.
Ativistas se op?em à constru??o planejada do Telescópio de Trinta Metros no vulc?o adormecido Mauna Kea, que será o maior do mundo e custará 1,4 bilh?o de dólares americanos, de acordo com o Honolulu Star-Advertiser.
Muitos havaianos consideram o Mauna Kea sagrado, enquanto os astr?nomos esperam que o telescópio ajude a estudar os primeiros momentos do universo após o Big Bang.
O governador democrata, David Ige, disse que nenhuma tropa adicional da Guarda Nacional seria chamada para transportar equipamentos de constru??o ou impor o fechamento de rodovias depois que 80 membros da guarda foram mobilizados no início dos protestos na Ilha Havaí.
Mais de 1.200 pessoas bloquearam as estradas para o topo da montanha na sexta-feira, onde 13 telescópios já foram construídos por causa de suas condi??es favoráveis ??de observa??o de estrelas.