Rio de Janeiro, 19 fev (Xinhua) -- O dólar alcan?ou nesta quarta-feira um novo recorde histórico ante o real brasileiro, ao registrar uma valoriza??o de 0,19% na sess?o da Bolsa de Valores e fechar cotado a 4,365 reais.
Trata-se da terceira alta consecutiva da moeda norte-americana sobre o real. Só nesta semana o dólar subiu 1,5% com rela??o à moeda brasileira, anulando uma baixa de 1,14% registrada na quinta e na sexta-feiras passadas, quando o Banco Central interveio no mercado para frear a alta.
Nas últimas semanas, a preocupa??o dos mercados sobre o impacto do coronavírus na economia global, as perspectivas relacionadas ao ritmo de crescimento da economia brasileira e o andamento das reformas propostas pelo governo ao Congresso depreciaram o real e aumentaram a cota??o do dólar.
No acumulado de fevereiro, o dólar subiu 1,87% com rela??o ao real, enquanto no acumulado deste ano, a valoriza??o da moeda norte-americana chegou a 8,86%.
Outro fator que explica a alta do dólar é a taxa básica de juros no Brasil, atualmente em 4,25%, seu menor nível histórico, e que deixa o país menos atraente para os investidores em compara??o com outros países emergentes, o que gera saída de dólares e contribui para sua valoriza??o.
Na segunda-feira, o mercado financeiro reduziu para 2,23% a previs?o de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país para este ano e manteve a estimativa de que o dólar fechará o ano cotado em 4,10 reais.
Conta oficial de Wechat da vers?o em português do Diário do Povo Online