
Beijing, 21 fev (Xinhua) -- A terapia com plasma convalescente provou ser eficaz nos casos graves da doen?a do novo coronavírus (COVID-19), confirmou nesta sexta-feira o vice-ministro chinês da Ciência e Tecnologia, Xu Nanping.
Mais de 100 pacientes que se recuperaram da COVID-19 doaram plasma e o material pode ser preparado em produtos terapêuticos para tratar 240 pacientes com sintomas graves e críticos, disse Xu em uma entrevista coletiva em Beijing.
A terapia até agora se mostra eficaz nos pacientes, apontou Xu.
Segundo o funcionário, entre os 11 primeiros pacientes que receberam a terapia em Wuhan, seis têm viremia, o que significa que eles têm o vírus na corrente sanguínea.
Dois a três dias após a terapia, a viremia desapareceu e as condi??es dos pacientes melhoraram.
Na Província de Shanxi, no norte da China, os pacientes que estavam em estado crítico se tornaram estáveis depois de passarem pela terapia convalescente.
Ele acrescentou que a técnica será aplicada em pacientes com sintomas graves e críticos, bem como em pacientes com início rápido da COVID-19.
Ao todo 20 equipes foram enviadas para 11 províncias para coletar plasma convalescente. As autoridades de saúde locais foram solicitadas a fornecer suporte para a coleta de plasma.
Ele pediu aos pacientes recuperados que doem plasma.
Juntamente com a terapia com plasma convalescente, a medicina tradicional chinesa e o fosfato de cloroquina, um medicamento antimalárico, foram incluídos nas diretrizes de tratamento, disse Xu.