Um pesquisador da empresa farmacêutica Stermirna Therapeutics Co., Ltd. demonstra o experimento para desenvolver a vacina mRNA contra o novo coronavírus em Shanghai, em 29 de janeiro. (Foto: Xinhua)
Como o vírus fatal continua a espalhar-se pelo mundo inteiro e causou mais de 12.000 infec??es fora da China, os cientístas de diferentes países est?o correndo contra o tempo para desenvolver vacinas e terapias efetivas para controlar a propaga??o do vírus e prevenir o vírus de se tornar uma pandemia. Neste momento crítico, a coopera??o, em vez da competi??o, entre os países afetados pelo coronavírus, é mais importante para encontrar uma resolu??o, segundo analisyas.
Uma equipe de pesquisa militar da China conquistou um grande progresso no desenvolvimento da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), fazendo com que a institui??o seja conhecida pela imprensa chinesa como uma das esperan?a na “corrida global pela vacina do Covid-19” que envolve dezenas de institutos de pesquisa científica, governos de diversos países e companhias privadas.
Uma equipe médica militar liderada por Chen Wei, um major geral e pequisador da Academia de Ciências Médicas Militares do Exército de Liberta??o Popular, obteve um “progresso-chave no desenvolvimento da vacina”, segundo noticiou a Televis?o Central da China (CCTV).
“Estamos fazendo todo o possível para colocar a vacina recombinante que estamos desenvolvendo em aplica??o clínica", disse ela à CCTV.
A reportagem da CCTV também delineou uma série de realiza??es de pesquisa realizadas pela Academia de Ciências Médicas Militares, incluindo kits de teste de vírus, medicamentos e vacina.
O Diário do Povo Online notou que as informa??es desse grande avan?o foram mencionadas apenas brevemente no programa de CCTV e muitas plataformas de mídia social mais tarde excluíram as informa??es relacionadas, sugerindo a atitude prudente do governo chinês sobre o desenvolvimento de vacinas, bem como o próprio processo de desenvolvimento imprevisível.