A província de Hubei, a regi?o mais atingida, no centro da China, abriu na quinta-feira (4) seu primeiro centro de reabilita??o para pacientes curados da pneumonia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) no Hospital Provincial de Medicina Tradicional Chinesa de Hubei.
Tong Xiaolin, um acadêmico da Academia Chinesa de Ciências e chefe do grupo de tratamento da Administra??o Nacional de Medicina Tradicional Chinesa (MTC), afirmou que o ambulatório é necessário, pois os pacientes com COVID-19, especialmente os casos graves, podem apresentar sintomas de fadiga, dor e falta de apetite após receber alta do hospital e precisam de tempo para recuperar suas fun??es pulmonares.
A clínica de reabilita??o tem um sistema de consulta ambulatorial e fará planos de tratamento personalizado para os pacientes, de acordo com Xiao Mingzhong, médico consultor associado do departamento de doen?as infecciosas do Hospital Provincial de Medicina Tradicional Chinesa de Hubei.
Os planos de tratamento incluem n?o apenas terapias ortodoxas da MTC, como medicamentos à base de plantas, acupuntura e Tuina, um tipo de massagem terapêutica, mas também orienta??o e interven??o psicológica, acrescentou Xiao.
Para evitar a infec??o cruzada, o ambulatório de reabilita??o também fornece servi?os on-line de diagnóstico e prescri??o, bem como a entrega de medicamentos.
O período de funcionamento da clínica dependerá das necessidades dos pacientes, disse uma fonte do hospital.
![]() |