Lisboa, 2 abr (Xinhua) -- O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou na quinta-feira a prorroga??o de 15 dias do Estado de Emergência para combater a pandemia da Covid-19.
"Portugueses, ouvidos os especialistas, com o parecer favorável do Governo e a autoriza??o amplamente consensual da Assembleia da República, acabo de renovar até ao dia 17 o estado de emergência", disse o presidente em um discurso nacional televisionado do Palácio de Belém em Lisboa.
O Estado de Emergência, que foi declarado pelo presidente em 18 de mar?o e terminaria na quinta-feira à meia-noite, será renovado até 17 de abril sob o novo aval.
O Estado de Emergência, o primeiro do tipo na história portuguesa, está em vigor em Portugal desde 19 de mar?o e, de acordo com a Constitui??o Portuguesa, n?o pode durar mais de 15 dias, mas pode ser renovado com o mesmo prazo.
Na segunda fase do Estado de Emergência, o governo tem o poder de tomar medidas mais restritivas para combater a dissemina??o do novo coronavírus.
No mesmo dia, o primeiro-ministro António Costa anunciou que Portugal fechará o tráfego de passageiros em todos os aeroportos durante o período da Páscoa entre 9 e 13 de abril, exceto os voos estaduais, de carga ou humanitários.
"é uma medida extraordinária, com o objetivo de impedir a circula??o do exterior para Portugal ou de Portugal para o exterior", disse Costa em uma entrevista coletiva.
De acordo com o boletim da Dire??o-Geral da Saúde na quinta-feira, o número de casos confirmados em Portugal aumentou nas últimas 24 horas de 8.251 para 9.034, enquanto as mortes aumentaram de 187 para 209.