;
Recentemente, o governo de Minas Gerais enviou um vídeo especialmente à província chinesa de Jiangsu em agradecimentos por sua doa??o de suprimentos médicos ao estado brasileiro.
Juliano Alves Pinto, subsecretário de Promo??o de Investimento e Cadeias Produtivas, disse no vídeo que “Em meio à pandemia da COVID-19, o coronavírus, que nos preocupa a todos, hoje é uma data que merece ser comemorada, porque conseguimos uma doa??o expressiva de um parceiro chinês, o governo de Jiangsu, uma província chinesa que há vinte e quatro anos tem um irmanamento com o estado de Minas Gerais. E a província de Jiangsu nos doou cinquenta mil máscaras cirúrgicas…O que chama a aten??o nessa parceria com Jiangsu é o quanto essa província irm? de Minas Gerais vem nos ajudando em várias a??es, no sentido de nos auxiliar com a compra de equipamentos de prote??o individual e até de respiradores, de modo que a coopera??o internacional, em especial a coopera??o com a China, vem sendo de grande utilidade para que nós possamos vencer essa pandemia da melhor maneira possível.”
Estabelecida a rela??o de irmandade no ano de 1996, a província chinesa de Jiangsu e o estado brasileiro de Minas Gerais têm mantido contato amistoso, trazendo uma coopera??o frutífera nos ambitos da educa??o e da economia. Os investimentos das empresas de Jiangsu, tais como XCMG e Hengong, vem sendo desenvolvidos com sucesso. No ano passado, o parque industrial de XCMG foi aprovado como quarta zona econ?mica provincial de Jiangsu fora do país. No início do surto de Covid-19 na China, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, enviou uma carta à Jiangsu expressando apoio e apre?o à província de Jiangsu pelo combate à epidemia.
Desde abril, o vírus se espalhou rapidamente pelo Brasil. Até o momento, há 3.733 casos confirmados de Covid-19 no estado de Minas Gerais, sendo um dos estados mais afetados pelo vírus. Em ocasi?o da doa??o, Jiangsu enviou 50.000 máscaras cirúrgicas descartáveis. Estas foram recebidas na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, no dia 12 de maio.