Qualquer estudante que trapaceie ou esteja envolvido em roubo de identidade no próximo vestibular nacional será desqualificado para se matricular em universidades e faculdades, informou o Ministério da Educa??o na quinta-feira (2).
O ministério trabalhará com a seguran?a pública e as autoridades disciplinares para investigar qualquer fraude no gaokao, e responsabilizará os infratores e as pessoas que os ajudarem de acordo com as leis e regulamentos, informou o ministério em comunicado.
As universidades devem realizar verifica??es de identidade em calouros para encontrar qualquer estudante que esteja utilizando identidade de terceiros ou obtiverem pontos extras em gaokao por meios ilegais, disse o documento.
O ministério pediu os mais altos padr?es e medidas mais estritas para o gaokao deste ano, que será realizado de 7 a 8 de julho em todo o país.
O comunicado foi divulgado depois que 46 pessoas foram punidas pelo envolvimento em dois casos de impostores na província de Shandong, informou a comiss?o de inspe??o disciplinar da província na segunda-feira (29).
Em um caso que desencadeou críticas generalizadas on-line, uma mulher de 36 anos chamada Chen Chunxiu, de Liaocheng, Shandong, obteve 546 do total de 750 no gaokao de 2004.
Mas sua pontua??o foi roubada por Chen Yanping, também de Liaocheng, que marcou 303 no mesmo ano. O pai da impostora, um empresário e o tio, um funcionário local, usaram suas conex?es para fazer isso acontecer.
O diploma universitário da impostora foi cancelado e ela foi demitida de seu emprego. Os resultados de uma investiga??o preliminar mostraram 242 casos de roubo de identidade ocorridos entre 1999 e 2006.