Um total de 100 casos de Ebola foram relatados na província de Equateur, no oeste da República Democrática do Congo (RDC), afirmou a Organiza??o Mundial de Saúde (OMS) em um comunicado na sexta-feira em Kinshasa.
De acordo com o comunicado de imprensa, o 11o surto de Ebola declarado desde 1o de junho na cidade de Mbandaka, capital da província de Equateur, já se espalhou para 11 das 17 zonas de saúde da mesma província.
Dos 100 casos notificados até o momento, 96 est?o confirmados e quatro s?o suspeitos. No total, 43 pessoas perderam a vida em consequência da epidemia nesta parte do país, segundo nota semanal da equipa de resposta do Ministério da Saúde.
"Com 100 casos de Ebola em menos de 100 dias, a epidemia na província de Equateur está progredindo de forma preocupante", disse o Dr. Matshidiso Moeti, diretor-regional da Organiza??o Mundial da Saúde para a áfrica, antes de acrescentar que "o vírus está se espalhando por um terreno amplo e acidentado que requer interven??es caras e, com o COVID-19 consumindo recursos e aten??o, é difícil aumentar as opera??es".
As autoridades de saúde da RDC declararam o 11o surto poucos dias após o 10o surto sob controle na zona sanitária de Beni, província de Kivu do Norte, no leste da RDC, que matou mais de 2.000 pessoas.
Em 2018, foi na mesma província de Equateur que ocorreu o nono surto de Ebola antes de ser contido em menos de três meses, com pelo menos 54 casos e 33 mortes.