O conselheiro de Estado e chanceler da China, Wang Yi, afirmou na ter?a-feira (1) em Berlim que a visita do presidente do Senado da República Tcheca a Taiwan é uma a??o que interferiu gravemente nos assuntos internos da China.
Wang Yi fez as observa??es ao lado do seu homólogo alem?o Heiko Josef Maas, no encontro aos repórteres.
Wang frisou que a China tem que dar uma resposta necessária quanto à visita. Há uma só China no mundo e Taiwan faz parte inseparável do território chinês, o que é o senso comum na comunidade internacional, disse Wang.
Defender o princípio de Uma Só China é a base política para a China estabelecer rela??es diplomáticas com outros países, incluindo a República Tcheca, bem como o compromisso político feito por este para com a China, destacou Wang, acrescentando que o governo tcheco e as pessoas do poder público no país têm que respeitar esse compromisso.
Wang classificou a visita do presidente do Senado a Taiwan como uma provoca??o pública à China. “A China tem que dizer ao presidente do Senado da República Tcheca: você ultrapassou a linha!”, alertou Wang.
Salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial é a responsabilidade de cada chinês, bem como a responsabilidade do Ministério das Rela??es Exteriores, defendeu.