Durante uma coletiva de imprensa do Ministério das Rela??es Exteriores chinês, um repórter da Globo inquiriu sobre o motivo pelo qual a China tem demorado a fornecer ao Brasil os princípios ativos para a produ??o da nova vacina, questionando se tal se deve à insuficiência do fornecimento doméstico chinês.
A porta-voz do MRE, Hua Chunying, respondeu que o ensaio clínico de Fase III da vacina, lan?ada em conjunto por empresas e institui??es chinesas e brasileiras no Brasil, está decorrendo sem incidentes. O Brasil aprovou a autoriza??o de uso de emergência da vacina chinesa e a China está disponível para continuar a coopera??o com o Brasil.
Uma vacina chinesa come?ou a ser comercializada condicionalmente. O número de vacinas exportadas pela China está ainda sob limita??es, bem como as solu??es de estoque e produtos semiacabados para a produ??o local e uso em outros países.
As empresas chinesas est?o trabalhando para atender às necessidades da China e de outros países, contribuindo para a disponibilidade e acessibilidade de vacinas nos países em desenvolvimento.