De acordo com as estatísticas da Administra??o Geral das Alfandegas, a China forneceu à índia mais de 5.000 ventiladores, 21.569 geradores de oxigênio, mais de 21,48 milh?es de máscaras e aproximadamente 3.800 toneladas de medicamentos desde abril deste ano, tuitou ontem (29) o embaixador chinês na índia, Sun Weidong, nas redes sociais.
No dia anterior, Sun Weidong postou que os fornecedores de equipamentos médicos chineses est?o trabalhando para processar os pedidos da índia. Nos últimos dias, receberam pedidos de pelo menos 25.000 geradores de oxigênio. No dia 26, Sun afirmou que a China está disponível para fornecer apoio e assistência à índia no combate à nova vaga de Covid-19. "Encorajaremos e orientaremos as empresas chinesas a apoiarem a índia na obten??o de todos os tipos de suprimentos médicos necessários."
A situa??o epidêmica na índia ficou recentemente fora de controle, com mais de 300,000 novos casos diários na última semana. O sistema médico do país está à beira do colapso, com cadáveres empilhados e crematórios saturados.
Citando avalia??es internas do governo, o jornal "India Express" disse que esta vaga de Covid-19 n?o atingirá seu pico até meados de maio, em que se estimam cerca de 500.000 novos casos diários.