Recentemente, uma camera infravermelha instalada na reserva natural do condado de Lancangjiang, província de Yunnan, sudoeste da China, capturou acidentalmente imagens da cobra-real no seu habitat natural.
Segundo relatos, o vídeo foi filmado às 12h14 do dia 31 de julho deste ano, a uma altitude de mais de 2.400 metros na reserva natural do condado de Lancangjiang. àquela hora, uma cobra possante rastejou lentamente por um peda?o de madeira defronte da camera.
Embora o aparelho tenha capturado apenas 3 fotos e 10 segundos de vídeo, os especialistas em conserva??o da vida selvagem perceberam que se tratava de uma cobra-real, com base na aparência e nas marcas do animal.
"Depois de descobrir que a camera capturou a cobra, passamos as fotos e os vídeos aos especialistas. Após várias discuss?es, eles confirmaram que se tratava de uma cobra-real", disse Wang Wenhai, diretor da reserva natural. O comprimento do tronco por onde a cobra-real rastejou era de 1,9 metros. Por indu??o, o comprimento da cobra-real nas imagens era de pelo menos 3 metros.
“A cobra é um animal de sangue frio e n?o aciona a camera infravermelha. A cobra foi fotografada por volta do meio-dia. A luz solar direta e o aumento da temperatura acionaram a camera. Naquele momento, havia pequenos animais se movendo, o que permitiu que a camera capturasse os movimentos da cobra”, explicou Wang.
A cobra-rei, também conhecida como cobra da montanha, está incluída na “Lista Vermelha da Uni?o de Conserva??o Mundial” e no segundo nível da "Lista Nacional de Prote??o de Vida Selvagem da China". Na China, está distribuída principalmente pelo sul e sudoeste, e habita principalmente as planícies costeiras a áreas montanhosas com uma altitude de 1.800 metros. O registro de atividades deste invertebrado no seu estado natural é raro, sendo que as fotos e vídeos capturados detêm grande valor para a sua pesquisa e prote??o.